Todos nós estamos suscetíveis a mudanças quando vivemos em tempos de altos e baixos não é mesmo? Isso vale para qualquer situação, inclusive a financeira.

E não apenas por isso devemos buscar formas de economizar, mas para conseguir estabelecer algumas prioridades. Tornando a decoração uma delas, é necessário determinar algumas medidas para que seja possível realizar todas as idealizações em um resultado satisfatório.

Para isso, é preciso seguir três diretrizes:

PLANEJAR > PESQUISAR > ORGANIZAR 

Trace um plano para a sua real necessidade. Caso seja a sala de estar por exemplo, liste a mudança que você deseja para ela e não fuja disso. Depois que terminar a sala, aí sim elabore outros planos.

Planejamento feito, é hora de pesquisar dicas e ideias que te atendam e que possam ser realizadas facilmente. Reúna o máximo de informações que puder.

Assim, organize as ideias que vão te atender. O importante para economizar é saber exatamente o que fazer, sem devaneios e necessidade de comprar coisas novas. E acima de tudo, SEJA OBJETIVO.

“Depois de todas as etapas, resolvi que na minha sala, irei trocar a estante por um painel, colocar algumas prateleiras e texturizar uma parte da parede. É isso !”

E Voilá

Sendo assim, vamos ressaltar algumas dicas e ideias criativas para ajudar nas inspirações.

RECICLAR E REAPROVEITAR!

Atualmente é possível encontrar inúmeros exemplos de como reaproveitar objetos dando a eles uma nova função. Além de ajudar no bolso, ajuda também o meio ambiente.

Pode utilizar os utensílios que você já possui para decorar, por exemplo.

Porém, os materiais que mais atendem a essa demanda de reaproveitamento são principalmente palets, garrafas de vidro, caixas de papel, molduras de quadros, caixas velhas, objetos antigos e muito mais.

Além de utilizar como decoração permanente, é possível servir para decorações provisórias como em jantares e festas.

REFORMANDO MOBILIÁRIO

Existem várias opções de serviços de reforma de mobiliários que muitas vezes colaboram com o nosso orçamento, porém, quando não for possível, arrisque-se. É fácil encontrar ideias acompanhadas de tutoriais de como aquilo é feito.

Dentre as opções, vale mudar a cor, trocar a estampa do tecido, aplicar adesivos, enfeitar com outros objetos, montar composições e arranjos, afinal, tudo depende de paciência e boa pesquisa para uma transformação positiva e notável. 

Faça você mesmo. 

PARA AS PAREDES

Mudar o aspecto das paredes é a primeira coisa que passa pela cabeça quando queremos decorar, e sim, é uma ótima alternativa desde que bem executada. Além da velha e já conhecida mãozinha de tinta, há também outras maneiras de aplicação da tinta, ou texturizar. Dê aquele destaque especial para a parede que suporte seus quadros. O resultado pode te surpreender. 

Explore a sua criatividade.

Ou use colagens e papéis de parede que possam ser instaladas facilmente.

MATERIAIS ALTERNATIVOS

Sim ! É viável integrar materiais rústicos a uma decoração mais sofisticada. Já que são de baixo custo, vale a pena experimentar. 

Caso não funcione, faça um upgrade e tente novamente..

Assim como peças em madeira.

Procure integrar esses materiais com a decoração que você já possui.

PLANTAS

Utilizar plantas na decoração tem sido uma das opções de melhor custo benefício. Além dos cuidados funcionarem como uma forma de terapia, ainda ajudam a climatizar o ambiente.

Para áreas internas.

E áreas externas.

É indispensável ressaltar aqui a importância dos profissionais da área, já que todos conhecemos aquele velho ditado 'onde o barato sai caro'. Essas dicas valem apenas para auxiliar pequenas mudanças, essas que podem fazer toda a diferença, assim como nos detalhes utilizando objetos ou quadros decorativos.

Visite a nossa loja e renove a sua decoração gastando muito pouco !!